OBJETIVOS:
A-LOCALIZAR GEOGRAFICAMENTE A GRÉCIA.
VIDE MAPA E LIVRO DE HISTÓRIA
B - IDENTIFICAR OS GRUPOS FORMADORES DO POVO GREGO. P.79 DO LIVRO DE HISTÓRIA.
INDO-EUROPEUS - ÁSIA CENTRAL : AQUEUS, EÓLIOS, JÔNIOS E DÓRIOS.
C-EXPLICAR O PROCESSO DE EXPANSÃO GREGA.
AUMENTO POPULACIONAL – EM VÁRIAS CIDADES MÃE.
A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS – INSUFICIENTE.
ESCRAVIDÃO POR DÍVIDA.
BUSCA DE NOVOS MERCADOS – ARTESÃOS.
CAMPONESES – MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA.
FUNDAÇÃO DE CIDADES –BIZÂNCIO, MARSELHA, ODESSA, SIRACUSA, NÁPOLES, NICE E CRETONA.
DIFUSÃO DA CULTURA GREGA
EXPANSÃO DO COMÉRCIO MARÍTIMO – ARMAS, CERÂMICAS, CEREAIS, PELES, MADEIRAS E PERFUMES.
D -IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS DO PERÍODO HOMÉRICO E ARCAICO.
PERÍODO HOMÉRICO – SÉC.XV ao VIII a . C
APÓS AS INVASÕES DÓRICAS E DESTRUIÇÃO DA CIVILIZAÇÃO MICÊNICA.
POEMAS DE HOMERO – A ILÍADA E A ODISSÉIA- PRINCIPAL FONTE HISTÓRICA.
FORMAÇÃO DOS GENOS.
MODO DE PRODUÇÃO COMUNITÁRIO.
DIFERENÇAS DE CLASSE – FINAL DO PERÍODO.
PERÍODO ARCAICO – SÉC.VII AO VI a . C
ORIGEM DAS CIDADES- ESTADO – PRODUÇÃO DE EXCEDENTE – COMÉRCIO
OBS. A UNIÃO DAS CIDADES – ELEMENTOS CULTURAIS – LÍNGUA, RELIGIÃO, POSIÇÃO GEOGRÁFICA, JOGOS OLÍMPICOS.
E - JUSTIFICAR A FORMAÇÃO DAS CIDADES-ESTADOS.
DESAPARECIMENTO DAS COMUNIDADES GENTÍLICAS
PRODUÇÃO DE EXCEDENTE – COMÉRCIO.
ALDEIAS – CIDADES – PÓLIS.
F / G – ESPLICAR A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA, SOCIAL E CULTURAL DE ESPARTA E ATENAS.
• ESPARTA – FUNDADA PELOS DÓRIOS.
• SOCIEDADE – ESPARCIATAS, PERIECOS, HILOTAS.
• ECONOMIA – AGRICULTURA
• POLÍTICA – OLIGARQUIA MILITARISTA – DIARQUIA – DOIS REIS – FAMÍLIAS DIFERENTES.
• ADMINISTRAÇÃO – GERÚSIA, APELA E CONSELHO DE ÉFOROS.
• ATENAS – JÔNIOS
• SOCIEDADE – EUPÁTRIDAS, METECOS E ESCRAVOS.
• ECONOMIA – COMÉRCIO MARÍTIMO.
• POLÍTICA – MONARQUIA, OLIGARQUIA (ARCONTES).
• PERÍODO DAS REFORMAS – DRÁCON E SÓLON.
• CLÍSTENES – DEMOCRACIA (510 a 507 a . C.)
H- DESCREVER A DEMOCRACIA ESCRAVISTA. P.88
SOCIEDADE BASEADA NO TRABALHO ESCRAVO.
SÓ OS CIDADÃOS PARTICIPAVAM DA POLÍTICA.
MULHERES; ESCRAVOS E ESTRANGEIROS – NÃO CIDADÃOS.
ELITISTA, PATRIARCAL E ESCRAVISTA.
I- COMPARAR A EDUCAÇÃO ESPARTANA COM A EDUCAÇÃO ATENIENSE.
ESPARTA – MILITARISTA
ATENAS – FORMAÇÃO COMPLETA DO CIDADÃO.
J- RELACIONAR AS GUERRAS COM O DECLÍNIO DAS CIDADES-ESTADO.
ENFRAQUECIMENTO, EMPOBRECIMENTO.
CONQUISTA DA GRÉCIA – ALEXANDRE MAGNO – MACEDÔNIA.
PROBLEMAS SOCIAIS – REVOLTAS DE ESCRAVOS E LUTAS ENTRE CLASSES SOCIAIS.