terça-feira, 1 de junho de 2010

UNIDADE DIDÁTICA – V – O MUNDO GREGO

OBJETIVOS:


A-LOCALIZAR GEOGRAFICAMENTE A GRÉCIA.

VIDE MAPA E LIVRO DE HISTÓRIA



B - IDENTIFICAR OS GRUPOS FORMADORES DO POVO GREGO. P.79 DO LIVRO DE HISTÓRIA.

 INDO-EUROPEUS - ÁSIA CENTRAL : AQUEUS, EÓLIOS, JÔNIOS E DÓRIOS.

C-EXPLICAR O PROCESSO DE EXPANSÃO GREGA.

 AUMENTO POPULACIONAL – EM VÁRIAS CIDADES MÃE.

 A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS – INSUFICIENTE.

 ESCRAVIDÃO POR DÍVIDA.

 BUSCA DE NOVOS MERCADOS – ARTESÃOS.

 CAMPONESES – MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA.

 FUNDAÇÃO DE CIDADES –BIZÂNCIO, MARSELHA, ODESSA, SIRACUSA, NÁPOLES, NICE E CRETONA.

 DIFUSÃO DA CULTURA GREGA

 EXPANSÃO DO COMÉRCIO MARÍTIMO – ARMAS, CERÂMICAS, CEREAIS, PELES, MADEIRAS E PERFUMES.

D -IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS DO PERÍODO HOMÉRICO E ARCAICO.

 PERÍODO HOMÉRICO – SÉC.XV ao VIII a . C

 APÓS AS INVASÕES DÓRICAS E DESTRUIÇÃO DA CIVILIZAÇÃO MICÊNICA.

 POEMAS DE HOMERO – A ILÍADA E A ODISSÉIA- PRINCIPAL FONTE HISTÓRICA.

 FORMAÇÃO DOS GENOS.

 MODO DE PRODUÇÃO COMUNITÁRIO.

 DIFERENÇAS DE CLASSE – FINAL DO PERÍODO.



 PERÍODO ARCAICO – SÉC.VII AO VI a . C

 ORIGEM DAS CIDADES- ESTADO – PRODUÇÃO DE EXCEDENTE – COMÉRCIO

 OBS. A UNIÃO DAS CIDADES – ELEMENTOS CULTURAIS – LÍNGUA, RELIGIÃO, POSIÇÃO GEOGRÁFICA, JOGOS OLÍMPICOS.



E - JUSTIFICAR A FORMAÇÃO DAS CIDADES-ESTADOS.

 DESAPARECIMENTO DAS COMUNIDADES GENTÍLICAS

 PRODUÇÃO DE EXCEDENTE – COMÉRCIO.

 ALDEIAS – CIDADES – PÓLIS.



F / G – ESPLICAR A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA, SOCIAL E CULTURAL DE ESPARTA E ATENAS.

• ESPARTA – FUNDADA PELOS DÓRIOS.

• SOCIEDADE – ESPARCIATAS, PERIECOS, HILOTAS.

• ECONOMIA – AGRICULTURA

• POLÍTICA – OLIGARQUIA MILITARISTA – DIARQUIA – DOIS REIS – FAMÍLIAS DIFERENTES.

• ADMINISTRAÇÃO – GERÚSIA, APELA E CONSELHO DE ÉFOROS.

• ATENAS – JÔNIOS

• SOCIEDADE – EUPÁTRIDAS, METECOS E ESCRAVOS.

• ECONOMIA – COMÉRCIO MARÍTIMO.

• POLÍTICA – MONARQUIA, OLIGARQUIA (ARCONTES).

• PERÍODO DAS REFORMAS – DRÁCON E SÓLON.

• CLÍSTENES – DEMOCRACIA (510 a 507 a . C.)



H- DESCREVER A DEMOCRACIA ESCRAVISTA. P.88

 SOCIEDADE BASEADA NO TRABALHO ESCRAVO.

 SÓ OS CIDADÃOS PARTICIPAVAM DA POLÍTICA.

 MULHERES; ESCRAVOS E ESTRANGEIROS – NÃO CIDADÃOS.

 ELITISTA, PATRIARCAL E ESCRAVISTA.



I- COMPARAR A EDUCAÇÃO ESPARTANA COM A EDUCAÇÃO ATENIENSE.

 ESPARTA – MILITARISTA

 ATENAS – FORMAÇÃO COMPLETA DO CIDADÃO.



J- RELACIONAR AS GUERRAS COM O DECLÍNIO DAS CIDADES-ESTADO.

 ENFRAQUECIMENTO, EMPOBRECIMENTO.

 CONQUISTA DA GRÉCIA – ALEXANDRE MAGNO – MACEDÔNIA.

 PROBLEMAS SOCIAIS – REVOLTAS DE ESCRAVOS E LUTAS ENTRE CLASSES SOCIAIS.