terça-feira, 1 de junho de 2010

UNIDADE DIDÁTICA –V ASSUNTO – CULTURA GREGA

OBJETIVOS:

A- COMPREENDER A BASE HUMANÍSTICA DA CULTURA GREGA.

 O HOMEM ERA O CENTRO DAS CRIAÇÕES GREGAS- OS GREGOS ADMIRAVAM E VALORIZAVAM AS REALIZAÇÕES HUMANAS : OBRAS DE ARTE; PENSAMENTO; RELIGIÃO E POLÍTICA.



B- IDENTIFICAR AS INFLUÊNCIAS CULTURAIS GREGAS NO MUNDO ATUAL.

ALFABETO FOI APERFEIÇOADO – VOGAIS.

 ORIGEM DE MUITAS PALAVRAS DA LÍNGUA PORTUGUESA (POLÍTICA, DEMOCRACIA, E OUTRAS.)

 FILOSOFIA E MODO DE PENSAR – FILÓSOFOS ESTUDADOS ATÉ HOJE.

 SISTEMA DE GOVERNO – DEMOCRACIA.

 TEATRO-COMÉDIA (ARISTÓFANES) E A TRAGÉDIA (ESQUÍLO).

 PRIMEIRAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL – BASE DA EDUCAÇÃO.



C- COMPREENDER OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA FILOSOFIA E DA CIÊNCIA GREGA. (FILOSOFIA).

 FILOSOFIA – EXPLICAÇÕES RACIONAIS PARA A REALIDADE DO MUNDO E DO HOMEM – 1º FILÓSOFO – TALES DE MILETO.

 NOS SÉC. V E IV a . C – SÓCRATES, PLATÃO E ARISTÓTELES.



 CIÊNCIA – REFLEXÃO E EXPLICAÇÃO RACIONAL PARA OS FENÔMENOS DA NATUREZA. (NÃO TEM NO LIVRO).



D- EXPLICAR O PAPEL DO TEATRO GREGO E SUA INFLUÊNCIA PARA A ATUALIDADE.

 O PAPEL DO TEATRO GREGO – HOMENAGEAR O DEUS DIONÍSIO.

 ATUALMENTE – EXPRESSAR OS PROBLEMAS HUMANOS E CRITICAR A SOCIEDADE E A POLÍTICA.

 TRAGÉDIA E COMÉDIA – TEATROS, TV, CINEMA.



E- EXPLICAR A IMPORTÂNCIA DA MITOLOGIA GREGA.



 REPRESENTAVA O ELO DE UNIDADE ENTRE AS CIDADES GREGAS. (NÃO TEM NO LIVRO)

 EXPLICAÇÃO DO MUNDO ATRAVÉS DE MITOS (NARRATIVA CRIADA PELA TRADIÇÃO POPULAR).