quarta-feira, 11 de março de 2009

POST DO OITAVO ANO !

UNIDADE DIDÁTICA I - ASSUNTO 2 - 8°  ANO.

ASSUNTO – PRÉ-HISTÓRIA

 

OBJETIVOS

A – DESCREVER AS CARACTERÍSTICAS DE CADA PERÍODO DA PRÉ-HISTÓRIA

 

PALEOLÍTICO OU IDADE DA PEDRA LASCADA (SUPERIOR E INFERIOR)

CARACTERÍSTICAS:

O HOMEM ERA NÔMADE  -  SEM MORADIA FIXA – COLETORES E CAÇADORES

USAVA   INSTRUMENTOS DE PEDRA LASCADA  - MACHADOS . 

 ABRIGAVA-SE EM CAVERNAS E CONHECIA O FOGO.

COMUNICAÇÃO LIMITADA – GESTOS E GRITOS.

ALIMENTAÇÃO – RAÍZES, FRUTOS E CAÇA.

VIDA  - COMUNITÁRIA.

VESTIMENTAS – FOLHAS E PELES DE ANIMAIS.

DIVISÃO DO TRABALHO – SEXO E IDADE

 

NEOLÍTICO OU IDADE DA PEDRA POLIDA

CARACTERÍSTICAS:

O HOMEM TORNOU-SE SEDENTÁRIO –  MORADIA FIXA.

INSTRUMENTOS DE PEDRA POLIDA, INVENÇÃO DA AGRICULTURA, DOMESTICAÇÃO DE ANIMAIS, INVENÇÃO DOS UTENSÍLIOS DE CERÂMICA, TECELAGEM – LINHO, ALGODÃO, LÃ – TEARES  RUDIMENTARES.

PROPRIEDADE COLETIVA – PRODUÇÃO REPARTIDA ENTRE TODOS DAS TRIBOS – CLÃS.

 DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS – INVENÇÃO DO ARADO, RODA, TRAÇÃO ANIMAL, BARCOS A VELA E TÉCNICAS DE IRRIGAÇÃO ( = OU – 6000 a. C ).

 

IDADE DOS METAIS. – 5000 A 4000 a.C.

COBRE  E OURO–  PRIMEIROS METAIS A SEREM UTILIZADOS – PRODUÇÃO DE ARTEFATOS.

ESTANHO – 2° METAL A SER UTILIZADO.

BRONZE – RESUSLTADO DA MISTURA  DO COBRE COM O ESTANHO.

4000 a. C  APROXIMADAMENTE – INVENÇÃO DA ESCRITA – INÍCIO DA FASE HISTÓRICA.

FERRO  (+ OU – 1500 a. C ) – ÚLTIMO METAL A SER UTILIZADO - ARMAS PODEROSAS – GUERRAS – ESCRAVIDÃO.- FASE HISTÓRICA

AUMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA – EXCEDENTE – COMÉRCIO.

AUMENTO DA  POPULAÇÃO – SURGIMENTO DAS CIDADES – MARGENS DOS RIOS (NILO, TIGRE, EUFRATES, INDO, AZUL E AMARELO).-ESTADOS

ARTESÃOS – PROFISSIONAIS – CERÂMICA, PEDREIROS, TECELÕES E OUTROS.

 

B – DESCREVER OS PROGRESSOS OBTIDOS PELO HOMEM COM O DOMÍNIO DO FOGO, DOMESTICAÇÃO DE ANIMAIS  E AGRICULTURA .

  • DOMÍNIO DO FOGO – PROTEÇÃO CONTRA O FRIO, ANIMAIS FEROZES, COZINHAR ALIMENTOS, EXPLORAÇÃO DAS CAVERNAS,

DOMÍNIO SOBRE A NATUREZA.

  • AGRICULTURA – PRODUÇÃO DE ALIMENTOS, CRESCIMENTO POPULACIONAL, SEDENTARISMO – CIDADES, PRODUÇÃO DE EXCEDENTE – COMÉRCIO.
  • DOMESTICAÇÃO DE ANIMAIS – ALIMENTO, TRANSPORTE E COMERCIALIZAÇÃO.

 

C - RELACIONAR AS TRANSFORMAÇÕES TÉCNICAS COM AS MUDANÇAS SÓCIO-CULTURAIS DO NEOLÍTICO.

  • APRIMORAMENTO DA DIVISÃO DO TRABALHO – NOVAS FUNÇÕES.
  • A VIDA SE TORNOU MAIS COMPLEXA –  ALDEIAS AGRÍCOLAS -CIDADES.
  • DIVISÃO DA SOCIEDADE EM CLASSES  - SURGIRAM OS REIS, ESCRAVOS, EXÉRCITOS.
  • SURGIRAM OS ESTADOS – IMPÉRIOS – CIVILIZAÇÕES.

 

D - EXPLICAR O PAPEL DA RELIGIÃO E DA ARTE NA VIDA DO HOMEM PRÉ-HISTÓRICO.

RELIGIÃO – CRENÇA NA EXISTÊNCIA DE FORÇAS DO BEM E DO MAL – NÃO COMPREENDIAM OS FENÔMENOS DA NATUREZA – SACERDOTES.

  • ARTE – PINTURA NAS CAVERNAS -RITUAL DE MAGIA – ANIMAIS DA CAÇADA DOMINADOS ANTECIPADAMENTE – FARTURA DE ALIMENTO.

 

E - EXPLICAR O PAPEL DA ESCRITA NA EVOLUÇÃO DO HOMEM.

  • INICIALMENTE –  REGISTRAR AS TRANSAÇÕES COMERCIAS, IMPOSTOS E DOAÇÕES AOS TEMPLOS.
  • MAIS TARDE -TRANSMISSÃO DA CULTURA ACUMULADA PARA AS GERAÇÕES FUTURAS DESCOBERTAS NA MATEMÁTICA E ASTRONOMIA.
  • ESCRITA FONÉTICA – CUNEIFORME - SUMÉRIA (5OOO a. C) – ATUAL IRAQUE.