▪▪▪ POST DO OITAVO ANO !
UNIDADE DIDÁTICA I
D- NOMEAR AS DIVISÕES DA HISTÓRIA
UNIDADE DIDÁTICA I
ASSUNTOS - 1. HISTÓRIA DA TERRA;
PERIODIZAÇÃO .
OBJETIVOS :
A- DESCREVER O SURGIMENTO E A EVOLUÇÃO DA TERRA BEM COMO DA VIDA.
O BIG BANG → A GRANDE EXPLOSÃO → PEDAÇO DE ESTRELA FICOU GIRANDO EM TORNO DE UMA ESTRELA MAIOR → O SOL.
ESFRIAMENTO → MILHÕES DE ANOS → SURGIMENTO DA VIDA → NOS OCEANOS
ERAS DA TERRA
- AZÓICA → SEM VIDA
- PRIMÁRIA → VIDA ANTIGA (PALEOZÓICA) → BOSQUES E FLORESTAS, PEIXES E ANFÍBIOS.
- SECUNDÁRIA → VIDA INTERMEDIÁRIA (MESOZÓICA) → DINOSSAUROS (+ ou – CEM MILHÕES DE ANOS), VULCÕES E TERREMOTOS.
- TERCIÁRIA → VIDA NOVA (CENOZÓICA) → MAMÍFEROS → MAMUTES. OS OCEANOS E CONTINENTES QUASE COM APARÊNCIA ATUAL.
- QUATERNÁRIA → SURGIMENTO DO HOMEM (ANTROPOZÓICA).
B- DEFINIR HISTÓRIA
CIÊNCIA QUE ESTUDA AS AÇÕES E REALIZAÇÕES DOS HOMENS, DESDE SEU SURGIMENTO ATÉ O PRESENTE.
CIÊNCIA → INVESTIGA FATOS E FONTES → VERDADE
C- IDENTIFICAR AS CIÊNCIAS AUXILIARES DA HISTÓRIA
- SOCIOLOGIA → ESTUDA O HOMEN EM SOCIEDADE
- ECONOMIA → PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO, CONSUMO E CIRCULAÇÃO DE RIQUEZAS.
- GEOGRAFIA → ESTUDA A SUPERFÍCIE DA TERRA NOS ASPECTOS FÍSICOS E HUMANOS
- ANTROPOLOGIA → ESTUDA O HOMEM
- PALEONTOLOGIA → FÓSSEIS DE ANIMAIS E VEGETAIS
- HERÁLDICA Þ BRASÕES E ESCUDOS
- NUMISMÁTICA → MOEDAS
- SIGILOGRAFIA → SELOS E TIMBRES
D- NOMEAR AS DIVISÕES DA HISTÓRIA
- PERÍODO ANTES DA INVENÇÃO DA ESCRITA → PRÉ-HISTÓRIA (PALEOLÍTICO; NEOLÍTICO; IDADE DOS METAIS)
- PERÍODO APÓS A INVENÇÃO DA ESCRITA → HISTÓRIA
- HISTÓRIA ANTIGA → INVENÇÃO DA ESCRITA ATÉ 476 d.C (CONQUISTA DE ROMA PELOS BÁRBAROS)
- HISTÓRIA MEDIEVAL → 476 d.C ATÉ 1453 ( TOMADA DE CONSTANTINOPLA PELOS TURCOS)
- HISTÓRIA MODERNA → 1453 ATÉ 1789 (REVOLUÇÃO FRANCESA)
- HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA → 1789 ATÉ OS DIAS ATUAIS.