domingo, 2 de maio de 2010

Civilizações na America Pré-Colombiana

COLÉGIO MILITAR DE SALVADOR
UNIDADE DIDÁTICA – IV
ASSUNTO – AS CIVILIZAÇÕES DA AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA



OBJETIVOS

A – LOCALIZAR AS CIVILIZAÇÕES DA AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA.

VIDE MAPA- TRANSPARÊNCIA

B – DESCREVER AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS CULTURAIS DA AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA.

CIVILIZAÇÃO MAIA- MAIS AVANÇADA DO CONTINENTE AMERICANO.

CIDADES – TIKAL, CHICHENÍTZA, MAIAPÁN, UXMAL
• AGRICULTURA – MILHO, ALGODÃO, CACAU, FEIJÃO, BATATA.
• CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS – MATEMÁTICA – CÁLCULOS DE ASTRONOMIA, SISTEMA VIGESIMAL E O ZERO.
• OUTRAS HABILIDADES – ESCRITA HIEROGLÍFICA ( NÃO DECIFRADA), CERÂMICA, ARQUITETURA – PEDRA.
• RELIGIÃO – POLITEÍSTA – CRENÇA NO BEM E NO MAL
• ORGANIZAÇÃO POLÍTICA- CIDADES ESTADOS INDEPENDENTES –PRÉ-MAIA ; ANTIGO IMPÉRIO – MONARCA HEREDITÁRIO - SEMI-DIVINO E CONSELHO DE ESTADO
• SOCIEDADE – CASTAS.
• METALURGIA – OURO E COBRE.
• OBS: NÃO CONHECIAM O FERRO.

CIVILIZAÇÃO ASTECA – INFLUÊNCIA DA CULTURA MAIA.

CAPITAL- TENOCHTITLÁN – REGIÃO CENTRAL DO MÉXICO

• ORGANIZAÇÃO POLÍTICA –IMPÉRIO.
• RELIGIÃO – POLITEÍSTA – CULTO AO DEUS SOL.
• SOCIEDADE – PATRIARCAL – DIVIDIDA EM CLÃS –DELEGADOS – CONSELHO SUPREMO
• AGRICULTURA – MILHO, FEIJÃO, HORTALIÇAS E CACAU.
• HABILIDADES – COMÉRCIO (NÃO HAVIA MOEDA)
• CIÊNCIA – ASTRONOMIA –MATEMÁTICA
• ARQUITETURA- GRANDES PALÁCIOS E AQUEDUTOS.
• METALURGIA – OURO, PRATA,COBRE E BRONZE.
• OBS: NÃO CONHECIAM O FERRO.

CIVILIZAÇÃO INCA – MEIO NATURAL MAIS POBRE.

CAPITAL- REGIÃO DE CUZCO - TIAHUANACO

• GRANDES OBRAS DE IRRIGAÇÃO – CANAIS E REPRESAS
• TÉCNICA PARA CULTIVO EM TERRAS ALTAS – TERRAÇOS ESCALONADOS
• ARQUITETURA – PALÁCIOS (PEDRAS EM ÂNGULOS IRREGULARES) – CUZCO E MACHU PICCHU
• ORGANIZAÇÃO POLÍTICA –IMPÉRIO – 4 PROVÍNCIAS -INCA – CHEFE CIVIL, RELIGIOSO E MILITAR
• SOCIEDADE- CLÃS.
• RELIGIÃO – POLITEÍSTA – DEUS PRINCIPAL – DEUS SOL.
• CIÊNCIA – MATEMÁTICA – SISTEMA DECIMAL.
• METALURGIA – OURO, PRATA (OS MAIORES)
• OBS: NÃO CONHECIAM O FERRO.
• TECELAGEM – MAIS DESENVOLVIDA.
• ESCRITA- NÃO POSSUÍAM – TRADIÇÃO ORAL –LENDAS E CONTOS.
• COMÉRCIO – BASE DE TROCAS.

C- VALORIZAR A INFLUÊNCIA CULTURAL E O PAPEL DO INDÍGENA NA FORMAÇÃO DAS SOCIEDADES EUROPEIZADAS DA AMÉRICA.

• NAÇÕES INDÍGENAS DO TERRITÓRIO BRASILEIRO- LÍNGUA, COSTUMES, CRENÇAS, TIPO FÍSICO, MÚSICA.
MAIAS - DESCENDENTES – GUATEMALA – MONTANHAS
• LÍNGUA – MAIS DE 20 DE ORIGEM INDÍGENA.
ASTECAS
• POPULAÇÃO –MAIORIA MESTIÇOS E ¼ DE ETNIA INDÍGENA PURA
• LÍNGUA – 5 COMUNIDADES C/ LÍNGUA DOS ANTEPASSADOS.

INCAS
• LÍNGUA – QUÍCHUA E AIMARÁ, ALÉM DO ESPANHOL
• POPULAÇÃO – METADE – AMERÍNDIOS.

D- INFERIR SOBRE EFEITOS DO ETNOCENTRISMO PARA EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE.

• DISCUTIR EM SALA DE AULA.