COLÉGIO MILITAR DE SALVADOR
UNIDADE DIDÁTICA – V – O MUNDO GREGO
OBJETIVOS:
A-LOCALIZAR GEOGRAFICAMENTE A GRÉCIA.
VIDE MAPA E LIVRO DE HISTÓRIA
B - IDENTIFICAR OS GRUPOS FORMADORES DO POVO GREGO. P.79 DO LIVRO DE HISTÓRIA.
v INDO-EUROPEUS - ÁSIA CENTRAL : AQUEUS, EÓLIOS, JÔNIOS E DÓRIOS.
C-EXPLICAR O PROCESSO DE EXPANSÃO GREGA.
v AUMENTO POPULACIONAL – EM VÁRIAS CIDADES MÃE.
v A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS – INSUFICIENTE.
v ESCRAVIDÃO POR DÍVIDA.
v BUSCA DE NOVOS MERCADOS – ARTESÃOS.
v CAMPONESES – MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA.
v FUNDAÇÃO DE CIDADES –BIZÂNCIO, MARSELHA, ODESSA, SIRACUSA, NÁPOLES, NICE E CRETONA.
v DIFUSÃO DA CULTURA GREGA
v EXPANSÃO DO COMÉRCIO MARÍTIMO – ARMAS, CERÂMICAS, CEREAIS, PELES, MADEIRAS E PERFUMES.
D -IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS DO PERÍODO HOMÉRICO E ARCAICO.
v PERÍODO HOMÉRICO – SÉC.XV ao VIII a . C
v APÓS AS INVASÕES DÓRICAS E DESTRUIÇÃO DA CIVILIZAÇÃO MICÊNICA.
v POEMAS DE HOMERO – A ILÍADA E A ODISSÉIA-PRINCIPAL FONTE HISTÓRICA.
v FORMAÇÃO DOS GENOS.
v MODO DE PRODUÇÃO COMUNITÁRIO.
v DIFERENÇAS DE CLASSE – FINAL DO PERÍODO.
v PERÍODO ARCAICO – SÉC.VII AO VI a . C
v ORIGEM DAS CIDADES- ESTADO – PRODUÇÃO DE EXCEDENTE – COMÉRCIO
v OBS. A UNIÃO DAS CIDADES – ELEMENTOS CULTURAIS – LÍNGUA, RELIGIÃO, POSIÇÃO GEOGRÁFICA, JOGOS OLÍMPICOS.
E - JUSTIFICAR A FORMAÇÃO DAS CIDADES-ESTADOS.
v DESAPARECIMENTO DAS COMUNIDADES GENTÍLICAS
v PRODUÇÃO DE EXCEDENTE – COMÉRCIO.
v ALDEIAS – CIDADES – PÓLIS.
F / G – ESPLICAR A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA, SOCIAL E CULTURAL DE ESPARTA E ATENAS.
· ESPARTA – FUNDADA PELOS DÓRIOS.
· SOCIEDADE – ESPARCIATAS, PERIECOS, HILOTAS.
· ECONOMIA – AGRICULTURA
· POLÍTICA – OLIGARQUIA MILITARISTA – DIARQUIA – DOIS REIS – FAMÍLIAS DIFERENTES.
· ADMINISTRAÇÃO – GERÚSIA - APELA E CONSELHO DE ÉFOROS.
· ATENAS – JÔNIOS
· SOCIEDADE – EUPÁTRIDAS, METECOS E ESCRAVOS.
· ECONOMIA – COMÉRCIO MARÍTIMO.
· POLÍTICA – MONARQUIA, OLIGARQUIA (ARCONTES).
· PERÍODO DAS REFORMAS – DRÁCON E SÓLON.
· CLÍSTENES – DEMOCRACIA (510 a 507 a . C.)
H- DESCREVER A DEMOCRACIA ESCRAVISTA. P.88
v SOCIEDADE BASEADA NO TRABALHO ESCRAVO.
v SÓ OS CIDADÃOS PARTICIPAVAM DA POLÍTICA.
v MULHERES; ESCRAVOS E ESTRANGEIROS – NÃO CIDADÃOS.
v ELITISTA, PATRIARCAL E ESCRAVISTA.
I- COMPARAR A EDUCAÇÃO ESPARTANA COM A EDUCAÇÃO ATENIENSE.
v ESPARTA – MILITARISTA
v ATENAS – FORMAÇÃO COMPLETA DO CIDADÃO.
J- RELACIONAR AS GUERRAS COM O DECLÍNIO DAS CIDADES-ESTADO.
v ENFRAQUECIMENTO, EMPOBRECIMENTO.
v CONQUISTA DA GRÉCIA – ALEXANDRE MAGNO – MACEDÔNIA.
v PROBLEMAS SOCIAIS – REVOLTAS DE ESCRAVOS E LUTAS ENTRE CLASSES SOCIAIS.